A ilusão dos “pacotes de viagem”

À primeira vista os pacotes de viagens oferecidos por alguns operadores em todo o mundo, nos parecem muito cômodos e econômicos. Porém, se fizermos uma análise mais profunda, veremos que tais pacotes não tem exatamente uma relação ‘custo x benefício’ interessante.

Começando pelos horários dos vôos, que muitas vezes nos fazem perder os dias de partida e de chegada, reduzindo os dias de lazer.
Estando em um grupo grande , muito tempo se perde na organização dos transfers, onde quer que se vá.

Por ser heterogênio e desconhecido, o grupo nem sempre é harmonioso, mas estaremos ligados a ele durante todo o tempo, com o risco de presenciar ou viver situações embaraçantes.

Os passeios, visitas, compras, são pré-definidos para todos, com tempo contado, e fica muito difícil fazer ou haver qualquer coisa especial. Tudo é visto em modo muito superficial e impessoal e há um esforço extra para superar aglomerações e ver tudo mais de perto.

Sabemos que os guias geralmente recebem comissões de restaurantes, bares, lojas, etc., para levar os turistas e nem sempre esses locais são aqueles em que gostaríamos de estar.

O grupo é fechado, transportado em veículos dedicados e guiado durante toda a viagem, o que não nos permite de conhecer as pessoas e a verdadeira cultura locais.
As informações que recebemos são breves, prontas, genéricas e condicionadas, nem sempre precisas, e não temos tempo para a descoberta ou o aprofundamento de particulares interessantes.

Fazendo as contas, a viagem comprada em pacotes, pode ser muito pouco proveitosa pelo valor que pagamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente